Sabores da terra (receitas)


TORTAS E DOCES








BOLO DE QUEIJO CUIABANO

Ingredientes:

O grande segredo de um bom bolo de queijo cuiabano é a compra do queijo. O queijo deve estarbem curado (duro que geralmente não se corta nos dentes).
Para cada prato de queijo ralado (fino) curado você adicionará à mistura a mesma quantia de polviho doce.
Ovos (geralmente 3 ou 4 para cada prato de polvilho)
Óleo de cozinha
Pó Royal (fermento químico) 1 (uma) colher das de chá para cada prato de polvilho ( deve ser adicionado por último)


Modo de fazer:

Misture bem o polvilho com o queijo ralado (não se esqueça, sempre 1 prato de cada), agora adicione 4 colheres de óleo e em seguida 3 ovos (misture tudo muito bem com as mãos) se houver necessidade acrescente mais 1 ou 2 ovos. A massa deve ficar macia e não pregar nas mãos. Prove o sal (geralmente o queijo já vem salgado) se quiser acrescente mais, a gosto. Agora vem a colher de chá do fermento (Pó Royal) misture tudo muito bem vigorosamente. Deixe descansar por uns 15 minutos. Agora faça bolinhas arredondas (ou formato de gota) com as mãos e com o polegar aperte para dar o formato como o da figura (tradição). Coloque pra assar por uns 20 minutos (não se esqueça que não fica dourado) pra ver se está no ponto pegue um e olhe embaixo se já está assado. Pronto? Saboreie com refrescos, sucos e refrigerantes de sua preferencia... bom apetite













BOLO DE ARROZ CUIABANO





Ingredientes
1 Kg de arroz
800 g  de mandioca crua
2 xícaras de açúcar cristal
1 xícara de chá  de banha ou manteiga derretida
1 colher de fermento
100g coco ralado
Pitadas de erva-doce, sal e canela a gosto



Coloque o arroz de molho numa bacia prá ser socado no pilão no outro dia bem cedinho.
“Acordô cedo?” Escorra o arroz e deixe secar, soque no
pilão sem água, vá colocando aos poucos “e muque” nele deve ficar um pó bem fininho.
Rale a mandioca e deixe de molho e reserve.

Modo de fazer:
Cozinhe a mandioca ralada com água ou com leite (até formar um mingau), não deixe ferver e deixe esfriar.
Agora acrescente o açúcar e o fubá do arroz socado misture tudo muito bem e deixe descansar o dia inteiro. No dia seguinte acrescente os demais ingredientes (erva doce...)
Asse em formas (nós da terra utilizamos latas de sardinha vazias ou de massa de tomate pequena) de pudim ou empadinhas untadas com gordura por 20 minutos em forno brando.

Servir com cafezinho bem quente, guaraná marajá bem gelado ou tubaína bem gelaaada.









PRATOS SALGADOS










PAÇOCA DE PILÃO





INGREDIENTES:

1Kg de carne seca (não muito gorda)
½  Kg de Farninha de mandioca
5 Cebolas cortadas em rodelas
2 Cabeças de alho
250 g  de Manteiga com Sal
Sal

Modo de Fazer:

Corte a carne seca em tiras ( do tamanho de um dedo médio e uns 3cm de largura), dessalgue. Frite  a carne e depois deixe esfrair. 


Vá colocando pequenas porções da carne seca frita em um pilão com pedaços de cebola e a uns dentes  alhos, adicione um punhado de farinha de mandica e soque (pile) muito bem. Retire do pilão e reserve. Repita a operação até acabar de socar toda a quantidade de carne( depois de socada se necessário desfie a carne seca frita na farinha comas mãos se formar grumos). Em uma panela coloque a manteiga, o restante do alho picado e da cebola deixe refogar até dourar. Agora acrescente a carne seca que você socou (pilou) no pilão mexendo sempre,  adicione mais farinha, até vc achar que está bom.Prove o sal se necessário acrescente a gosto. Muitas pessoas acrescentam salsa desidratada... . Sirva com arroz branco e “bananinha de bulictho” banana maçã.
 Bom apetite 







Pacu seco com arroz      

Ingredientes

1 pacu de 1,5kg
sal
alho
óleo
2 cebolas
2 tomates
1 maço / cebolinha
1 maço / coentro
1 maço / salsa

Para secar o pacu: comprar (em casas especializadas já vem sem espinhas e  seco) um pacu de mais ou menos 1,5kg,  tirar as espinhas do lombo e deixar os das ventrechas (costelas),  mantear (próprio para secamento). Temperar com alho e sal fino  ou um tempero à gosto. Deixar ao sol de Cuiabá por no máximo 12 horas, cortar em pedaços que lhe convier.

Modo de preparar:
 Colocar em uma panela  óleo, cebolas picadas, alho, deixar  dourar o alho e a cebola depois adicionar tomates picados e cheiro verde (sem o coentro que deve ser colocado sempre em qualquer receita por último pois, perde o sabor se fervido).



Acrescente   o pacu seco cortado e deixe dar uma fritada (não mexa muito pra não desfazer o peixe). Agora acrescente o arroz e  a agúa (3 dedos acima dos ingredientes)evite ficar mexendo."Prove se tá bom de sal". É só esperar o arroz cozinhar, não se esqueça de apagar o fogo antes de a água secar totalmente, pra ficar "molhadinho". Agora acrescente o coentro (abafe), tomates picados, se quiser mais cheiro verde cebolas...



Servir com farofa de banana e prá acompanhar uma boa pimenta bode (prá quem sabvoreia) e bananinha de bulicho ( banana maçã).



10 comentários:

  1. Primo desse jeito eu morro aqui de saudades e de água na boca...continue mandando receitas pra gente saborear..pena q aqui nao tenho o Pacú..bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi prima,hoje que vi seu comentário. Não se preocupe que o pacu a gente come quando vc chegar! bjus

    ResponderExcluir
  3. EU TMBEM DIVULGO AS COISAS BOAS AI DA NOSSA TERRA PARA OS CATARINENSES.
    CULINÁRIA FOLCLORE PESCARIAS E ALGUNS CAUSOS
    DIZEM Q O RIO DE JANEIRO É A CIDADE MARAVILHOSA É PORQ AINDA NAO CONHECERAM NOSSA TERRA.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo minha cidade,quando viajo morro de saudades,nao tem lugar melhor do que a minha Cuiabá.

    ResponderExcluir
  5. Desculpae Xômano mas a receita está erradíssima...e eu não vou falar o segredo...continuem fazendo assim, que eu vou continuar dominando a verdadeira receita...que nem os restaurantes mais típicos de Cuiabá conhecem mais...e a cada dia se torna uma verdadeira iguaria.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bolo de queijo: Não precisa fermento, nem bicarbonato.
    Use manteiga, já que não existe mais nata!
    Misture o queijo com o polvilho doce e dê a liga com manteiga e (1, ou 2) ovos (só a gema (fica quebradiço), só a clara (fica "elástico"), ou inteiro. A modelagem está correta - e asse.
    Simples assim. Bom apetite: )

    Pergunte, pergunte, pergunte. Corrija porque a internete está repleta de informações erradas. Seja uma fonte confiável.; )

    ResponderExcluir
  8. Não precisa fermento, nem bicarbonato.
    Use manteiga, já que não existe mais nata!
    Misture o queijo com o polvilho doce e dê a liga com manteiga e ovos (só a gema (fica quebradiço), só a clara (fica "elástico"), ou inteiro. Modele em formato de vírgulas e asse.
    Simples assim. Bom apetite; )

    ResponderExcluir
  9. Saudade da comida dai,da feira de várzea grande ,amo muito tudo isso,mesmo sendo paulista gosto demais das comidas dai

    ResponderExcluir